07-02-2017 13:48

Quantidade de água por dia: cálculo revela quanto você deve beber

Beber água parece ser um dos compromissos mais simples que você deve ter com sua saúde

Beber água parece ser um dos compromissos mais simples que você deve ter com sua saúde, mas errar no consumo e não alcançar a quantidade ideal de água por dia é mais comum do que parece. Você está bebendo o volume certo? Descubra a seguir.

Calcular quantidade de água por dia 

A nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da academia Bio Ritmo, explica que o recomendado é que as mulheres bebam 2,7 litros de água por dia.

Um dos fatores que podem alterar essa medida é o peso, por isso, um cálculo foi criado para estimar o volume de água necessário para cada pessoa.

Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal, Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo:

- 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

Quanta água beber por dia fazendo exercício físico 

Quem sua muito por fazer exercícios físicos ou morar em locais muito quentes precisa aumentar a ingestão de água. A quantidade de peso perdida com a sudorese pode ser medida diariamente ou antes e depois do treino. Cada meio quilo a menos na balança corresponde a 480 a 500 ml de suor e a mesma quantidade deve ser reposta com água.

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, quem faz exercícios deve tomar de 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício. Durante o exercício, o recomendado é tomar água logo no início e a cada 15 ou 20 minutos. O volume varia de acordo com a quantidade de suor e pode ser de 500 ml a 2 litros. 

Água demais faz mal? 

Pessoas saudáveis são capazes de excretar excesso de água sem causar desequilíbrio de minerais como sódio e potássio no corpo. Por esse motivo, não existe um limite máximo de consumo de água.

o entanto, a chamada toxicidade aguda à água pode acontecer quando grandes quantidades de água são ingeridas em um curto de tempo. Nesse caso, é excedida a velocidade com que o rim consegue filtrar, que é de 0,7 a 1 litro por hora. Isso não quer dizer que você não pode beber mais de 700 ml de água por hora, pois grande parte da água que você bebe é usada em processos do corpo, como a produção de suor e volume sanguíneo.

Nesses casos, minerais importantes estarão em níveis menores que o considerado adequado e, sendo eles importantes para muitas funções corporais, vários problemas poderão surgir. Como exemplo: cãibras, alteração da pressão arterial, arritmias cardíacas a até parada cardíaca.

*Fontes: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva / National Research Council. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Washington, DC: The National Academies Press, 2005.

Nutrigenética

Vacina contra dengue: esclarecendo dúvidas

Vitamina D: conheça os benefícios e como obter essa substância

Quantidade de água por dia: cálculo revela quanto você deve beber

Exame avalia qualidade de sangue encaminhado para transfusão

Bilionária mais jovem da história quer revolucionar exames de sangue



Redes Sociais: